Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2016

Reflexão de Hoje

IDEOLOGIA, MENTIRA E BURRICE -- Esses são conceitos que se misturam com mais frequência do que se imagina. Essa entrevista do ex-Ministro Eugênio Aragão, a que se refere o post abaixo, caprichou na mistura, apresentando argumentos que na verdade são expressões do nosso "complexo de vira-latas". 
Quando S. Excelência louva a corrupção como forma de evitar que uma empreiteira brasileira seja substituída para uma concorrente não brasileira, que, vindo aqui, tomaria os empregos dos brasileiro, ele também acrescenta que nós entregamos os nossos ativos com enorme facilidade. (Pra começo de conversa, o raciocínio inverso também vale: quando as nossas empreiteiras constroem nos Estados Unidos, como a Odebrecht na enorme reforma do aeroporto de Miami, ou em Cuba, em Angola, com ou sem ajuda do BNDES, estão tomando emprego dos trabalhadores locais, não é?)
Ora muito bem: uma empresa não brasileira chegando aqui não toma emprego de ninguém: a FORD, a GENERAL MOTORS, a FIAT, a VOLKSWAGEN, por exemplo, empregam milhares e milhares de brasileiros diretamente e outros tantos indiretamente. São, todas elas, empresas de capital estrangeiro.
Do mesmo modo, ele destaca a enorme facilidade com que grupos estrangeiros chegam aqui e adquirem os nossos ativos, sem que haja uma enérgica reação nacional.
Fora do Brasil, para um grupo estrangeiro comprar ativos locais, o que precisa mesmo é de ter o dinheiro para pagar. Até se esse grupo for brasileiro... A nossa AMBEV, controladora mundial da INBEV, comprou a BUDWEISER americana, como comprou recentemente a anglo-sul-africana-americana MILLER, a mexicana CORONA, a argentina QUILMES, a belga STELLA ARTOIS e mais umas 20 grandes marcas pelo mundo. Nenhuma rebelião popular aconteceu nesses paises produtores e nem a INBEV_AMBEV está tomando empregos nesses paises.
Em resumo, é inacreditável que o nosso ex-Ministro da Justiça, além de pensar semelhantes asneiras, ainda permita, sem qualquer acanhamento, que isso se divulgue.

Do= Geraldo Melo

Nenhum comentário: