Seguidores

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Para quem quer ter o próprio negócio...!

Segundo Guilherme Volpi, CEO da Soften Sistemas, hoje o pequeno empresário tem que investir basicamente em informatização para ter maior controle e competitividade no mercado. “O empreendedor precisa ter em mente que atender às exigências do governo não é algo opcional, que pode ser deixado para depois. Isso porque cada atraso e não entrega acarreta uma multa pesada, que pode levar o sonho do próprio negócio ao pesadelo da falência. Assim, obrigatoriamente é preciso ter um sistema fiscal. No mercado, existem softwares fiscais gratuitos e pagos. A principal diferença entre eles é a efetividade e o suporte que o empresário terá em caso de dúvidas ou problemas”, explica o especialista em sistemas contábeis e fiscais.
Atualmente, há mais de 664 milhões de Microempreendores Individuais (MEI) ativos no Brasil. Há ainda cerca de 11 milhões de empresários individuais. Dados da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito e Serasa Experian apontam que o número de pedidos de recuperação judicial feitos em 2016 cresceu pelo menos 44,8% em 2016, com relação aos de 2015. Em 2016 foram feitos 1.863 pedidos de recuperações judiciais, 44,8% a mais do que o registrado em 2015, quando foram registrados 1.287 requerimentos desse tipo. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial no último ano, com 1.134 pedidos.
É importante salientar que o microempreendedor individual (regime tributário comumente adotado por quem está iniciando uma empresa) é uma exceção à regra. Isso porque geralmente este empresário não precisa ter um sistema fiscal, pois ainda pode, em alguns casos, emitir notas fiscais de papel de formulário. Assim, a dica é que o profissional que deseja controlar melhor sua empresa, inclusive para não ultrapassar o teto de arrecadação, atualmente em R$ 81 mil, e ser desenquadrado do sistema, opte pela aquisição de um software para gestão. Desta forma, ele terá um controle mais fácil do fluxo de entrada e saída da sua empresa, tanto financeira quando de estoque.
Volpi explica também que o investimento em softwares de gestão, que trabalharão com os dados de vendas, estoque e financeiro, por exemplo, pode melhorar a organização da empresa e deixá-la mais produtiva, mesmo sendo opcional ao empresário.
Contador
Pensando no que é fundamental para o bom andamento do negócio, além de investir em equipamentos, é importante ter um profissional responsável para trabalhar com as suas obrigações fiscais e acessórias, uma vez que há conhecimentos técnicos que apenas um contador tem para dar andamento nas entregas e preenchimentos. Até o Imposto de Renda da Pessoa Física, que é mais simples para alguém que trabalha com carteira assinada e tem rendimentos fixos, mudará quando o empresário de fato abrir o seu negócio. Então, o auxílio de alguém que realmente entende o setor é fundamental para não ter problemas com o governo.
Pesquise
Uma dica é pesquisar. Procure parceiros profissionais confiáveis, seja uma empresa de software ou um contador. Converse com quem já trabalha com esses profissionais antes de decidir qual deles contratar. “Antes de abrir o seu negócio, planeje-se e se prepare para as dificuldades que poderão surgir pelo caminho. Essa é a melhor forma de começar uma empresa com o pé-direito e ter soluções na manga para quando os imprevistos chegarem”, destacou Volpi.

Nenhum comentário: